-
Arquitetos: Isay Weinfeld
- Área: 6788 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Atlas Concorde, BMC Construções Metálicas, Cecrisa, Companhia de Iluminação, Deca, Di Mármore, Dorma, Ecopietra, Eleve, Hafele, ICC, Jatobá, Kits Aero, Kyn (Linha Única Alcoa), La Fonte, Laboratório da Luz, Light Tech, Movarte, NGK, Pedras Bellas Artes, +3
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Oito está localizado em um lote de encosta, com frente para duas ruas e 15m de desnível. Tem à frente uma pequena praça e adiante ainda um casario baixo, que se estende na topografia em declive até o Rio PInheiros.
Dadas as características do lote e a legislação, optamos por implantar o nível térreo do edifício (acesso principal) na cota mais alta, construindo acima dela 8 pavimentos, e abaixo, 5. A topografia permitiu que os andares abaixo do nível térreo, mesmo semi-enterrados, tenham sempre 3 faces abertas à vista. A partir da rua uma marquise conduz ao lobby do prédio, que a 20m de cota mais baixa do terreno, oferece uma vista desimpedida do entorno.
A construção em si consiste de um esqueleto em estrutura metálica, de malha modulada e ortogonal. Um corpo central concentra a circulação vertical (escadas e elevadores), deixando todo o espaço à volta livre. Nos apartamentos acima do nível térreo, em qualquer das 3 opções de planta, salas de estar e jantar voltam- se a Oeste, com vista para a praça, dormitórios abrem-se a Leste, para a rua mais silenciosa (menos trânsito), e as áreas de serviço ao Norte, para o recuo lateral. No duplex do subsolo, a diferença é que tanto as áreas sociais como os dormitórios desfrutam da vista para apraça.
Em todos os andares, um terraço que contorna o perímetro permite aos ambientes uma pequena extensão em direção ao exterior. Não só isso, mantém ainda recuadas da fachada as áreas encerradas, sejam elas transparentes (áreas sociais) ou opacas (dormitórios e serviços).